Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal (normalmente de titânio) posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.
Cirurgia ortognática é o procedimento que visa corrigir alterações de crescimento nos ossos da face: maxila, mandíbula e mento (osso da região do queixo).
Além do benefício estético, a técnica proporciona realinhamento em relação aos dentes, melhorando a funcionalidade da mordida.
O dente do siso, também conhecido como terceiro molar, nasce muito tardiamente, normalmente aos 18 anos, e nem sempre encontra espaço na boca. Por isso é comum ver adultos indo ao dentista para extraí-los. Normalmente quando falta espaço na arcada dentária, esse dente tende a ficar mal posicionado, deitado ou torto, não nascendo ou apenas saindo parcialmente da gengiva.
Para que ele se harmonize esteticamente com o nariz, os olhos e a boca, o queixo ideal deve ter um posicionamento dentro de certos limites, contudo, não é incomum que ele se apresente em uma posição mais avançada ou mais retraída, comprometendo a beleza e a harmonia do rosto. Para ambas as situações existe a possibilidade de correção cirúrgica. A Mentoplastia é aquela que visa corrigir o retro-posicionamento (queixo retraído), e isso se faz através da inclusão de uma peça de silicone ou outro material compatível.
A Bichectomia é a retirada total ou mesmo parcial de duas bolsas de gorduras presentes uma em cada lado da boca, entre o maxilar e a mandíbula, chamadas de "bolas de Bichat". Essas bolsas de gordura estão presentes no corpo, não importa se a pessoa está ou não acima do peso. A finalidade da bichectomia é estética-funcional: reduzir o volume da bochecha, evitando que o paciente morda constantemente, e como ganho secundário, reduz o volume da parte de baixo do rosto.
A papada, também conhecida como queixo duplo, corresponde ao acúmulo de gordura abaixo do queixo. Esse excesso de tecido prejudica o contorno da face, produzindo um aspecto de envelhecimento e sobrepeso.
A cirurgia de lip lift é um procedimento cirúrgico ambulatorial , ou seja , feita sob anestesia local , indicada para pessoas que possuem a linha do sorriso mais baixa , que não expõem os dentes em repouso , ou até mesmo pessoas que querem volumizar seus lábios de forma definitiva
É comum pacientes edentados (sem dentes) apresentarem uma severa falta de osso nos maxilares, dificultando ou inviabilizando a colocação de implantes dentários.
Com a implementação da Terapia Celular (proteínas geneticamente modificadas -BMPs), um grande avanço foi dado, já que não é mais necessário retirar osso do próprio paciente (osso autógeno), para realizar as reconstruções ósseas (enxertos ósseos).
Tratamento das fraturas dos ossos de toda a face: mandíbula, maxila, malar, nariz, região orbitária (ossos ao redor dos olhos) e frontal (testa). A causa mais freqüente de fraturas e ferimentos faciais graves é o acidente automobilístico. Outras causas incluem traumas no esporte, agressões físicas, acidentes em casa e no trabalho, ferimentos por arma de fogo, entre outras.
Copyright © 2024 Rodinei Bucco – Todos os direitos reservados.